Couscous a nossa moda


Quem me apresentou ao couscous marroquino foi a minha irmã Nara (sim, a que divide esse blog comigo :)). Depois de uma temporada na Bélgica, ela voltou ao Brasil com essa delícia na mala. A primeira vez que experimentei foi na forma de salada, que incluía pepino, ovos cozidos, hortelã, entre outros ingredientes. Depois comecei a descobrir outras possibilidades para o couscous. Para a receita que mostro abaixo, me inspirei na foto da embalagem da marca San Remo e soltei a criatividade! É super simples de fazer, além de ser quente. Resumo: ótimo para esquentar aquele dia frio e chuvoso :)

 

Sobre o Couscous

O couscous é uma iguaria africana, que atingiu o paladar europeu há pelo menos cinco séculos. Desde então, é consumido de maneiras diferentes em cada região do mundo. No Brasil, o ingrediente se adaptou ao gosto local e se transformou no que conhecemos como cuscuz, um prato típico na culinária nordestina e que pouco se assemelha ao couscous marroquino.

 

Ingredientes:

500gr de couscous marroquino

300gr de peito de frango cozido ou assado

1 cebola em rodelas

3 tomates em rodelas

1 berinjela

Azeite

Sal

Pimenta

Extras:

Tomilho

Mangericão

Salsa

Modo de preparo:

1. Prepare o couscous conforme indica a embalagem. Eu coloco o couscous em uma tigela média e vou despejando lentamente água bem quente, sempre mexendo para não empelotar. Adicione azeite, sal e pimenta a gosto. Reserve.

2. Desfie o peito de frango e refogue em uma frigideira junto com a cebola. Acrescente o frango refogado ao couscous.

3. Tempere a gosto o tomate em rodelas. Eu usei sal, tomilho e manjericão. Grelhe por uns 10 min e misture também ao couscous. O tomate serve para umedecer o prato, já que o couscous e o peito de frango são mais secos. Se preferir, em lugar de grelhar, frite as rodelas de tomate em um fio de azeite pelo mesmo tempo.

4. Por último, corte a berinjela em rodelas, tempere com sal, azeite e grelhe. Além de deixar o prato mais gostoso, a berinjela também serve para enfeitar! Então coloque o couscous em uma travessa, espalhe a berinjela por cima e sirva com salada verde (a da foto é espinafre).

E aí, gostaram?

Anúncios