Olha o kibe!

Seguindo a onda árabe que vem inspirando essa pessoa que vos escreve (chique, hein?! :p), seguimos com outro prato delicioso daquela região: o kibe! Essa receita, para mim, tem gosto de infância. Minha mãe, sempre adepta de pratos saudáveis, não ficava muito tempo sem prepará-la. Ainda bem. Eu acabei “engordando” a receita dela adicionando queijo, mas também inclui a cenoura e o tomate, então acho que ficamos quites, certo? :-)

O kibe ficou molhadinho e muito saboroso. Espero que gostem!

Sobre o kibe

O kibe é um prato típico dos países de língua árabe. Ele pode ser servido cozido, frito ou mesmo cru. As formas de preparo variam de país a país. No Brasil, o prato foi introduzido pelos imigrantes árabes (sírio-libaneses, em sua maioria) e caiu no gosto popular. Hoje o kibe, geralmente frito, pode ser encontrado em qualquer padaria espalhada pelo país.

Ingredientes:

500gr de carne moída

250gr de trigo para kibe

1 cenoura grande

1 tomate grande

3 cabeças de alho

1 cebola

4 raminhos de hortelã

150gr de queijo prato ou mozzarella

Sal, pimenta e salsinha a gosto

 

Modo de preparo:

1. Coloque meio litro de água quente no trigo e deixe de lado por meia hora. Dessa forma não será necessário escorrer a água depois.

2. Rale a cenoura e a cebola e pique bem o alho, a hortelã e o tomate. O tomate terá a função de não deixar o kibe ressecado.

3. Em outra tigela, coloque a carne moída.  Inclua os ingredientes recém-picados e misture bem. Inclua o sal, pimenta e a salsinha.

4. Passada a meia hora, inclua também o trigo e misture bem. Verifique se a quantidade de sal é suficiente. Senão, adicione sal.

5. Em uma assadeira untada com um fio de azeite, coloque metade do kibe. Coloque então por cima as fatias de queijo. Em seguida, arrume o restante do kibe por cima do queijo.

6. Leve ao forno pré-aquecido em 180°C por uma hora ou até que a superfície esteja dourada.

Bom apetite!

Anúncios