Peras ao vinho

 

Um dia desses me bateu uma vontade danada de comer um doce que não fosse chocolate e seus derivados (nutella, brigadeiro e etc. Sim, sou chocólatra de carteirinha :)). E como não é todo dia que a gente pode meter o pé na jaca, resolvi preparar algo menos calórico ainda que saboroso. Pesquisei por sugestões e optei por essa receita: peras ao vinho! Essa sobremesa é bem conhecida e, para a nossa felicidade, facílima de preparar! Além de ficar linda para servir em um jantar, não?!

Apenas duas observações: fiquem atentos para o tempo de cozimento (que leva em média 1 hora – não conte com essa receita se tiver que preparar algo express) e a quantidade de açúcar (as receitas que garimpei geralmente indicavam pelo menos 3 colheres mas achei um pouco doce demais, então diminui para 2. Quem quiser curtir mais o doce da fruta, acho que ½ colher de açúcar é o ideal :)).

Vale cortar um pouco a parte de baixo das peras para que elas parem em pé depois de cozidas!

Ingredientes

2 peras descascadas

1 xícara de vinho tinto seco

1 xícara de água

2 colheres de açúcar

1 pau de canela

2 cravos

Modo de preparo

1. Em uma panela, adicione todos os ingredientes com exceção das peras;

2. Quando a mistura estiver quase fervendo, adicione as frutas inteiras e mantenha o cozimento em fogo baixo por aproximadamente 1 hora;

Obs.: o tempo de cozimento varia de acordo com a maciez das peras. As que usei são duras, de casca mais escura , tipo beurre bosc, e por isso levaram esse tempo para cozinhar.

Obs 2.: se o líquido não for suficiente para cobrir as frutas, deve-se virá-las para que todos os lados sejam abrangidos.

Sirva com sorvete de seu gosto. O da foto é de baunilha com chocolate da Cadbury – nosso bom e velho sorvete de flocos.

E bon appétit!

Anúncios