Banana-da-terra

Está aberta a temporada de pratos da terrinha! Isso mesmo: com meu retorno ao Brasil, os pratos tipicamente brasileiros ficaram mais fáceis de serem desbravados! O primeiro em que me arrisquei foi essa sobremesa facílima e deliciosa, a cara do nosso país: banana-da-terra frita. Como minha mãe é baiana, conheço desde sempre essa forma de preparo da banana-da-terra mas assumo que só aprendi a apreciá-la há pouco tempo: não sei se foi azar, pela balança, ou sorte, pelo paladar, mas partilho com vocês essa maravilha!

Sirva com sorvete para uma perfeita combinação!

 

História da fruta

A banana é dos frutos mais antigos que a humanidade tem registro. É também a fruta mais consumida no Brasil e no mundo. Originária do Sudeste Asiático, percorreu o globo durante séculos pelas mãos dos viajantes, conquistando os paladares por onde passava. Finalmente atingiu as terras sul-americanas trazidas pelos colonizadores europeus nos idos do século XVI. Aqui, se adaptaram com facilidade ao clima tropical. Mas nossos índios também já apreciavam uma de suas variedades: a pacova, que mais tarde ficou conhecida como “banana-da-terra”, a única nativa dessas terras ao sul. Essa variação produz as maiores bananas e que não são consumidas cruas. Na forma frita, cozida ou assada, preparada como prato doce ou salgado, a banana-da-terra dá personalidade à culinária brasileira, deixando-a brasileiríssima!

 

Ingredientes

6 bananas-da-terra maduras

Óleo para fritar

Açúcar e canela em pó a gosto

 

Modo de Preparo

1. Descasque as bananas e corte-as em forma longitudinal, em fatias mais ou menos finas (em torno de 4 fatias por banana);

2. Em uma frigideira, preencha o fundo com óleo e aqueça-o em fogo baixo;

3. Quando o óleo estiver quente, acomode as fatias e as deixe fritar, virando-as de tempos em tempos para que ambos os lados fiquem dourados, sempre em fogo baixo;

4. Quando atingir o nível de fritura desejado, drene o óleo em excesso e polvilhe açúcar e canela por cima. Sirva com sorvete.

 

Bom apetite!!

Anúncios