Guacamole

¡Hola! Nada como iniciar nossa categoria de pratos latino-americanos com o tradicional guacamole!  A receita é super fácil e deliciosa! Ótima para servir com nachos ou ser consumida em lanches. E para aqueles que se preocupam com a balança, apesar do abacate ser um fruto calórico minhas fontes me informaram que se trata de gordura saudável, além do abacate ter tantas outras vitaminas que fazem bem à saúde. Então, bom apetite!

Um pouco de história

Para quem ainda não provou, o guacamole é um purê de abacate bem temperado típico da culinária mexicana. A origem do prato antecede os tempos da chegada dos espanhóis a terras americanas: sua criação é atribuída aos astecas, civilização mesoamericana localizada no território do atual México. Durante os séculos seguintes, a receita sofreu diversas modificações e ganhou inúmeras versões por onde passou, versões estas bem mais elaboradas do que aquelas preparadas para o imperador asteca. Abaixo eu divido com vocês a minha!

Ingredientes

2 abacates

1 tomate grande picado

suco de ½ limão

½ cebola picada

½ pimentão verde picado

3 dentes de alho amassados

Sal, azeite e pimenta a gosto

Ps.: um ingrediente que eu acho essencial e que faltou na minha receita foi o coentro. Então para obter um sabor ainda melhor acrescente um pouco de coentro picadinho à mistura!

Modo de preparo

1. Corte os abacates ao meio, retire a semente e retire a polpa com uma colher. Coloque em um recipiente;

2. Adicione o tomate, a cebola, o pimentão, o suco de limão e os alhos amassados. Tempere com sal, azeite e pimenta.

