Cupcakes: como não amá-los?

Pessoal, me rendi aos cupcakes! Eu explico: primeiro, sempre fui desconfiada com modismos: de uma hora para a outra todo mundo começou a amar e ‘não viver sem’ os tais dos bolinhos bonitinhos. E isso me deu preguiça. Depois, comida para mim tem que ter aparência de comida, sabe?! Alguns cupcakes lindamente decorados simplesmente não me apetecem. Penso: como vou destruir uma coisa tão bem feita dessas? E pronto, lá vai minha vontade de comer embora.

Na minha época, cupcake era bebezinho (sim, aqueles da Panco) e eu levava quase que todo dia para a escola, devidamente acomodado dentro da minha lancheira amarela :-). Confesso que essa foi a minha primeira fornada pois a chef de cupcakes e outros bolos aqui em casa é a Nara, minha irmã. É dela, aliás, o brigadeiro e a decoração. Eu fiquei com a parte de fazer o bolo (tá bom né?!). Então aí estão os créditos dela. Obrigada, Narinha!

Eu optei por fazer uma combinação simples e tradicional da família brasileira: bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro! Então vamos a alguns detalhes:

– Forminhas de papel e silicone funcionam da mesma forma: as de silicone você coloca dentro de uma assadeira qualquer e as de papel você coloca na assadeira própria para cupcakes. A massa vai direto nas forminhas;

– Se quiser um cupcake com recheio, você precisará de um ‘furador’ específico para isso. Mas caso não tenha, pode colocar o brigadeiro todo como cobertura mesmo;

– Reduzi pela metade a quantidade de açúcar que é geralmente recomendada para bolo de cenoura. Fiz isso por conta do recheio e da cobertura, já que o brigadeiro é doce suficiente.

Ingredientes para a massa

3 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de óleo

3 cenouras médias raladas

4 ovos

1 xícara de açúcar

1 colher de sopa de fermento químico em pó

Modo de Preparo

1. Não tem segredo: misture todos os ingredientes em uma tigela (atenção: menos o fermento!) e bata na batedeira até que a mistura se torne homogênea.

2. Em seguida, acrescente o fermento, bata por mais um minuto ou dois e: forminha! Lembrando-se de não preenchê-las com a massa até a borda, já que o bolinho vai crescer. Deixe em torno de 1cm livre para que a massa cresça sem derramar.

Ps.: Eu, por uma questão de costume e praticidade, prefiro o mixer (triturador portátil) em vez da batedeira. O único detalhe é que além de misturar, ele também tritura a cenoura, no caso.

Ingredientes para o recheio e cobertura

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de manteiga

3 colheres de achocolatado

Modo de Preparo

1. Coloque o leite condensado, a manteiga e em seguida o achocolatado dentro de uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa sem parar;

2. Quando o doce estiver no ponto de enrolar desligue o fogo e coloque-o em um prato raso para esfriar.

Ps.: Costuma-se dizer que o ponto para enrolar é o momento em que o doce começa soltar do fundo. Mas por experiência própria, ainda levo mais uns 5 min mexendo depois desse momento. O ponto varia de acordo com o fogão, com o clima do dia, etc.

Finalização

1. Com os cupcakes ainda mornos, retire os centros deles com o furador;

2. Com o brigadeiro também ainda quentinho, coloque com uma colher o doce dentro dos furos centrais dos cupcakes e espalhe um pouco nas bordas deles. Decore o entorno com granulado colorido (como mostra a foto);

3. Quando o brigadeiro esfriar, enrole-os, passe no granulado e posicione-os no topo de cada bolinho. Sua criatividade é o limite!

 

 

