Patê de Shanklish

shanklish

Voltamos com mais uma delícia do mundo árabe! Shanklish (ou chancliche) é um queijo típico da cozinha palestina, libanesa e síria. Geralmente são apresentados em formatos redondos envoltos em uma cobertura de especiarias. O queijo propriamente dito tem a textura bem parecida com a nossa ricota mas possui um sabor mais acentuado. A cobertura pode variar: o que utilizei é de zaatar, uma combinação de temperos que inclui tomilho, sementes de gergelim, orégano, sal e outras especiarias. Zaatar é uma espécie de tomilho que cresce na região árabe e por isso a combinação leva seu nome. Os mais entendidos dizem que na Síria o shanklish tem aparência vermelha pois incluem bastante pimenta calabresa em sua superfície.

Aqui em São Paulo, é fácil de encontra-los no Mercadão e em casas de produtos árabes. Mas com os preços indo às alturas no Mercadão devido ao Natal, acabei por encontrar os queijinhos na Maxifour (www.maxifour.com.br) em Moema por um preço bem mais simpático. E o sabor (testado e aprovado hoje pela família toda) é tão delicioso quanto.

Bom, a receita e as instruções estão aí embaixo. Fica pronto em 5 minutinhos! Esse é o preparo tradicional mas outras combinações são possíveis com pepino, rabanete, azeitona e temperos como menta, orégano e salsa e tudo mais que sua criatividade quiser. Enjoy!

Ingredientes

2 queijos árabes tipo shanklish (200 gr)

½ cebola picada

2 ½ tomates picados

Sal e azeite a gosto

Modo de preparo

1. Amasse com um garfo os queijos;

2. Acrescente a cebola e o tomate e misture;

3. Tempere com sal e azeite a gosto. Use orégano para decorar;

4. Sirva com pão árabe tipo folha ou com qualquer outro da sua preferência. Fica ótimo também com saladas!

 

Ps.: esse post é dedicado à tia Nalva que me apresentou o queijinho <3

Anúncios