Bolo de Chocolate

Bolo de Chocolate

Ok, só que não é o nosso nega-maluca não :-) Na verdade trata-se de um clássico bolo de chocolate australiano, que tem grandes diferenças com o nosso. Cheguei a essa receita através de uma revista que eu amo muito, também australiana: a Frankie. A publicação trata de um pouco de tudo: arte, fotografia, craft, viagem, etc. Ela vem sempre com matérias muito interessantes, fora do mainstream, além de fotos e desenhos primorosos. E a edição de aniversário (Novembro/Dezembro 2012) trouxe uma série de 6 receitas de bolos bem tradicionais por aqueles lados. Fiquei curiosa e testei a do bolo de chocolate. O resultado? Uma massa fácil de fazer, possível de ser feita com nossos ingredientes, e bem saborosa. Meu único porém foi a quantidade de açúcar de confeiteiro que deve ter na cobertura. Duas xícaras e meia de açúcar branco refinado vão contra os meus princípios então usei apenas uma e, para o meu paladar, ficou doce o suficiente. O restante, procurei ser fiel à receita que vou traduzir literalmente aqui. Espero que vocês gostem tanto quanto eu! <3 Enjoy!

Ingredientes da Massa

2 xícaras de farinha de trigo

1 ½ xícara de açúcar

1 xícara de chocolate em pó (não achocolatado)

1 colher de sopa de canela em pó

1 ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio

¾ xícara de coco ralado

1 ½ xícara de café frio

1 colher de sopa de extrato de baunilha

¾ xícara de óleo

3 colheres de sopa de vinagre branco

Modo de Preparo da Massa

1. Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte uma forma redonda de 23 cm de diâmetro;

2. Em uma tigela, coloque e misture a farinha, o chocolate, o açúcar, a canela e o bicarbonato. Adicione o coco ralado;

3. Em outro recipiente, misture o café, a baunilha e o óleo. Adicione essa mistura a dos ingredientes secos e bata para misturá-los. Adicione o vinagre e bata novamente. A massa deve ficar mais leve – isso é o vinagre reagindo com o bicarbonato;

4. Coloque a mistura na forma e asse por 45 min ou até que o palito saia limpo do centro do bolo. Então deixe esfriar por 10 min e então retire o bolo da forma e deixe-o esfriar completamente. Quando ele estiver frio, coloque a cobertura por cima.

Ingredientes da Cobertura

160 gramas de chocolate meio amargo

75 gramas de manteiga sem sal

½ xícara de sour cream* (já explico como fazer!)

½ colher de sopa de extrato de baunilha

1 colher de sopa de golden syrup (usei mel)

2 ½ xícaras de açúcar de confeiteiro (usei 1 xícara)

* É possível substituir o sour cream por creme de leite e o suco de um limão. Ao adicionar o limão ao creme de leite ele torna-se mais grosso e funciona bem como um quebra-galho :-)

 Modo de Preparo da Cobertura

1. Em uma panela, derreta o chocolate e a manteiga em fogo bem baixo. Deixe esfriar por 15 min e adicione o sour cream, a baunilha e o golden syrup;

2. Misture bem e então adicione o açúcar de confeiteiro, peneirando-o. Bata até a mistura ficar cremosa e homogênea. Em seguida, cubra o bolo frio por cima e aos lados com a cobertura.

Ps.: Para gordice extra, use a cobertura também como recheio, o rendimento é suficiente para os dois :-0

Colagem

Ah! Dá uma olhadinha no site da revista: www.frankie.com.au

Anúncios